26.11.08

Por que eu não gosto de Natal?

Minha amiga* veio me perguntar se, quando eu era crionça, na minha casa não se enfeitava até o rodapé durante o Natal (isso porque hoje cheguei na casa de meu namorado e sem querer, um pouco mais alto do que devia, soltei a célebre frase do O'Malley: "Papai Noel vomitou aqui?").
"Não, na minha casa só montávamos - e ainda só montamos - uma arverezinha alguns dias antes do Natal, e na véspera, ceiávamos uma janta muito singela mas extremamente saborosa só com meus avós e meus 2 tios e seus 3 filhos." Não falei isso tuda, porque eu canso de explicar para as pessoas o que é óbvio. Falei só da arverezinha e mudei de assunto já que a partir de hoje, 2 meses antes do Natal até ano que vem, eu vou ver a decoração da minha amiga* to-do-san-to-dia.
Mas por que, afinal, eu desgosto tanto do Natal?
Porque Natal não é isso.
Natal não é rezar e/ou orar para Deus uma vez ao ano.
Natal não é enfeitar a casa, a rua, a fazenda ou uma casinha de sapê a 3 meses (three f*ck*ng months!) antes da tal data.
Natal não é consumir e comer e beber até rachar a mamona.
Natal não é se reunir ou falar com quem você mal vê e/ou se importa o ano todo e vice-versa "só porque é Natal...".
Natal não é perdoar seu amigo-irmão-filho-tio-pai-sobrinho-primo-whatever que te fez uma f*lh*-da-p*t*g*m monstra há poucos meses (ou para quem você emprestou um dinheiro que não podia emprestar mas emprestou porque ele é seu amigo-irmão-filho-tio-pai-sobrinho-primo-whatever), "só porque é Natal...".
Natal não é dar presentes-lembrancinhas.
Natal NÃO É AMIGO INVISÍVEL.
Natal não é Papai Noel.
Natal nem é dia 25 dezembro.
...
E também porque Natal é muito dourado.
* Um dia meu namorado falou algo do tipo - já não lembro bem o contexto, mas foi algo assim: "Vai lá e dê um abraço de aniversário na tua sogra". Niqui ela virou para ele, brava, e disse: "Eu não sou sogra dela! Eu sou amiga." Bonitinho.

Um comentário:

Ggel disse...

Acho que já comentei isso pequena, aqui em casa também não costumamos comemorar Natal, não assim com papai noel, árvore e tal. Já aconteceu esse tipo de manifestação, mas foi quando a Julia era pequena, agora ninguém nem liga muito pra isso. O máximo de enfeite que tem aqui é aquele meu boneco de neve brasileiro...como se aqui nevasse, ams tudo bem...rs.
beijoca