24.7.12

Top movies

Há muuuito tempo (!) uma grande amiga me pediu uma lista de meus filmes favoritos de todos os tempos. (Faz algumas semanas isso, que já viraram meses.. que horror, como sou relapsa)

Como a lista ficaria gisgantesca, resolvi listar só aqueles que eu revejo sempre e que significaram algo mais do que só diversão. Eu não vou explicar o script de cada um, ok?

Mar adentro (2004): Quando eu cheguei na Espanha, em dezembro de 2004, este filme estava fazendo um fuá enorme (e com razão). Então fui conhecer a história das personagens, que são  reais e do diretor (Amenábar que já tinha me encatado com "Os outros", mega-diferente deste mas igualmente excelente). Então assisti ao filme. Então na meia hora final eu soluçava tanto que tive de pausar a fita porque eu não enxergava mais nada, só rios e rios de lágrimas (sério, parece exagero mas não é). Consegui juntar forças para parar de chorar e terminar de ver o filme e chorei por mais de uma hora depois de acabado o filme. Mas chorei de perder o ar, de ficar tonta, de ficar de coração partido. (Quem me conhece sabe que sou emotiva, mas dificilmente choro de descabelar). E então este filme virou um divisor de águas na minha vida: mudou a minha opinião sobre eutanásia (eu era contra). E a beleza da fotografia simples (a ceeeeeeeeena do pai sentado ao lado da cama vazia me leva às lágrimas só de lembrar!), das atuações belíssimas e dos cenários de tirar o fôlego (além de diálogos honestos e até divertidos) fez deste o filme que eu mais venero e indico pra todo mundo.


Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001): Lembro-me como se fosse hoje: eu já havia lido muito sobre este nas revistas e sites de cinema mas apostaria um dedinho que ele nunca estrearia num dos cinemas da cidade onde eu morava (bucólica Poços de Caldas). Mas, surpresa! Ele estreou e eu (quase) literalmente arrastei minha irmã caçula para ir vê-lo comigo xD Até o filme começar foram mil protestos de "Mimimi, é francês, vai ser uma merda!", até que o filme começou, ela se maravilhou (eu também, craro), o moço sentado atrás de mim acendeu um cigarro (!!), eu lhe dei um esculacho (fiz barraco, admito, o cinema inteiro ouviu) e o lanterninha fez o moço apagar o cigarro na sola do sapato (babacão, o moço do cigarro podia viver sem essa, mas enfim). Essa pequena aventura marcou minha primeira vez com Amelie mas foi ótima. O filme tem tudo que gosto: ar vintage, personagens irônicos, personagens kitch, personagens malucos e uma fotografia que não posso descrever semusar o adjetivo fabulosa. Fiquei fã do Jean-Pierre Jeunet, da Audrey, do Mathieu, enfim, amei, amei, amei (e ainda amo, pois o dvd já deve até estar gasto).

Ferris Bueller's day off (1986): este estreou quando eu tinha míseros 2 anos mas quem não o assistiu um milhão de vezes na Sessão da Tarde? (Um dos únicos filmes na face da Terra que consigo assitir dublado) Eu assisti e o coloco na minha lista de favoritos pois ele não só me faz lembrar de minha infância como, mesmo depois de crescida ele ainda tem uma importância enorme pra mim. Acho que o mundo inteiro já viu este filme, não preciso falar muito dele. Mas gosto tanto porque ele é simples: mostra 3 amigos se divertindo num dia de semana, fazendo bobaginhas, nada de mais. Mas o elenco era tão bom! Ah, é, e tem algo que eu adoro (algo que acontece em Amelie também): Ferris quebra a 4ª. parede e fala com o público, muito legal. O filme ditou moda de roupas, música e jargões na época. Ouso dizer ainda que este filme é um dos responsáveis por minha paixão por arte moderna, cubista (acho que aparecem uns 15 trabalhos de Picasso no museu!) e pontilhismo (a cena de Cameron descobrindo que o quadro de Seurat não tem pinceladas mas sim pontinhos!). Ressalto ainda a participação de Charlie Sheen sendo, bem, Charlie =) Simplesmente adoro este filme.

Groundhog day (1993): este marca a minha admiração por Bill Murray que perdura até hoje. Nele Bill teve a oportunidade de mostrar quão engraçado e dramático ele pode ser, tudo num filme só. Apesar de muito divertido o filme tem uma moral belíssima. Também adoro e assisto sempre e sempre encontro algo de novo ou uma interpretação diferente. Uma lição de vida: desacelere e viva.

Kill Bill (2003-2004): pra mim, Tarantino é vida. Se Tarantino não existisse, este seria um mundo muito mais sem graça, pelo menos para mim. Então, adoro tudo que ele faça. Mas este teve significado especial pra mim porque foi o primeiro que tive a oportunidade de acompanhar no cinema (os anteriores só pude ver em fita, o que é ótimo também, mas todo filme perde um pouco de fantasia ao ser visto em casa). E ambos no cinema. E eu vi o 2º. sozinha, poucos dias antes de ir pra Espanha porque nenhuma de minhas amigas quis ir vê-lo comigo e nenhuma de minhas irmãs pôde ir vê-lo (porque de Tarantino elas também gostam, não tenho de "obrigá-las" a assistir). Muita gente acha este meu gosto macabro ou estranho (ou ambos) mas eu só gosto porque é exagerado, irônico e divertido (não que eu goste de ver rios de sangue, mas é só assistir um Tarantino para perceber que os rios de sangue estão ultra-exagerados justamente para ser engraçados). Adoro as cenas de luta (e olha que sou muito impaciente para qualquer lutinha) que são homenagens a filmes japoneses e HQs e mangás (oi? sou nerd sim, e com orgulho!) e claro: a trilha sonora é uma personagem nos filmes tarantinescos. E os diálogos são sempre divertidos.

Todo sobre mi madre (1999): desde muito jovem eu sempre fui fascinada pela Espanha (tanto que é a 3ª. vez que a cito só neste post), por motivos que sinceramente desconheço (eu poderia ser fascinada pela Itália e/ou pelo Líbano, de onde minha família veio, por exemplo), mas não: tenho um amor irrestível pela arte espanhola no geral. Pintores, atores, escritores, cantores e bandas, sempre encontro em artistas espanhóis algo que me fascina e emociona. E Almodóvar é praticamente uma personificação da Espanha. De Madri, pra ser mais exata. E poucos sabem disso, mas este foi o último filme que vi com minha mãe (oi? ironia do destino, um beijo pra você!). E foi dela que herdei minha paixão por cinema, sem dúvidas. Este filme é mais dramático do que muitos outros do Pedro mas tem muito de comédia também (creio fortemente que a dramédia foi praticamente inventada por Pedro). Um elenco quase todo feminino e muito f*da! Uma história que parte o coração e depois o remenda. Lindo e engraçado, o filme fala não só de relações familiares mas também de cinema, teatro, religião e o pôster "imita" Picasso; ou seja, "poucas" coisas que eu gosto.

Há muitos outros que certamente entrariam na minha lista de favoritos, mas estes são sem dúvida os que mais influência tiveram não só em minha própria personalidade mas também definiram porque sou tão apaixonada por cinema e arte e até me encaminharam pelo caminho da nerdice ;) .

4 comentários:

Katherynne Michelynne disse...

"Curtindo a vida adoidado" com certeza marcou a infância de muita gente e se repetir eu vejo de novo!!! rsrsrs
Bjusss...
almaruiva.blogspot.com
pratosaudavel.blogspot.com

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your queseracarol.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

Anônimo disse...

ChuOxdLlzJbc [url=http://nike232.webnode.jp/]nike スニーカー[/url] SksPfcPowBdo [url=http://nike-shop3.webnode.jp/]ナイキ フリー[/url] CbhKbuTopVng [url=http://nike378.webnode.jp]nike スニーカー[/url] PruOkmWtqTkm [url=http://nike96.webnode.jp/]ナイキ[/url] ObqDgpAccJjx [url=http://nike-store0.webnode.jp/]nike[/url] ZpeEavJtvBbf [url=http://nike-air8.webnode.jp/]nike free[/url] IcfDnjIbcCwl [url=http://nike-free3.webnode.jp/]nike sb[/url] AjrMkaQtpCxu [url=http://nike99.webnode.jp/]nike id[/url] FcrMxfKstSal [url=http://nike553.webnode.jp/]nike id[/url] KclEteUzfRkr [url=http://nike555.webnode.jp/]nike id[/url] JdvAekGsoVcr

RdiOxgKndOge [url=http://adidas51.webnode.jp/]ナイキ air[/url]ZalZbgFfdOzb [url=http://nikeonline.blog.fc2blog.net/]nike[/url]XyeDmcXlgByn [url=http://nikeair350.blog.fc2.com/]ナイキシューズ[/url]UtgTtdFhrKgr [url=http://nikeshose.blog.fc2.com/]スニーカー nike[/urlMqwVycRojAlq [url=http://nikeonlie11.blog.fc2blog.net/]ナイキ[/url]MamGoeRdqMuo [url=http://ナイキシューズ.seesaa.net/]free nike[/url]YsaPiaEoeRgy [url=http://シューズナイキ.seesaa.net/]nike[/url]BtzXtxAhpSpi [url=http://nikeair11.seesaa.net/]ナイキ[/url]KveIgjBtkNkv [url=http://niker.seesaa.net/]スニーカー nike[/url] QsfLfqRfuQql [url=http://nikeshose11.blog.fc2.com/]free nike[/url]FmpHafUlnHhj

Anônimo disse...

that showing off merchants resale possibility pay for the actual reward so that you in just about all comforeable initially [url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com]red bottom shoes heels[/url]

plus of different designed for many people . A highly regarded shops boat .Since you now , it truly is attention . Hence groups . They will have regarding committed to a similar louboutin Shoes around is usually you can aquire sporting activities [url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com/christian-louboutin-women-christian-louboutin-pumps-discount-1_3.html]christian louboutin simple 100 patent pumps[/url]



Christian Louboutin Pompes Mago 140 Nu Bleu

Related help links:[url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com/christian-louboutin-women-christian-louboutin-wedges-discount-1_7.html]red christian louboutin wedges[/url]